25/03/2009



A Real República Prá-Kys-Tão e a Real República do Bota-Abaixo vão organizar, no próximo sábado, dia 28 de Março:

- um dia com actividades culturais com música, poesia, exposição de fotografias, curtas, instalação artística
(Local: Real República Prá-Kys-Tão)
(Hora: A partir das 15h)

- uma noite de festa, com concertos (The Cotonettes e Bigorna) e Dj's (Revival, Rock Electrónico e World Music)
(Local: Salão Monumental)
(Hora: A partir das 22h)

04/03/2009

Ciclo de Cinema Documental em Março



A Real República do Bota-Abaixo irá realizar, durante as segunda-feiras deste mês de Março, um Ciclo de Cinema Documental. Segue em baixo uma pequena sinopse dos filmes a apresentar:

* Mondovino

O filme é uma investigação sobre o tema da globalização, tendo como principal personagem a indústria do vinho e a transformação das formas de produção no velho mundo, influenciadas pelo mercado americano. O director aponta o voraz apetite financeiro americano, que através de críticos e consultores, e apesar da resistência dos pequenos produtores locais, vem substituindo a tradição pelo cifrão.

Ficha Técnica:
Realização: Jonathan Nossiter
Argumento: Jonathan Nossiter
Ano: 2004
Duração: 135’

(texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mondovino)

* Os respigadores e a respigadora

Uma pequena celebração da vida, da acção e da liberdade.
Luis Miguel Oliveira, Público

Um filme onde se contemplam quadros e se abservam pessoas, um filme de encontros e a expressão do amor pela pintura e pelo cinema.
Maria João Madeira, O Independente

É um desses raros pequenos filmes com um grande (infindável) mistério no seu interior. É também, desse ponto de vista e de todos os pontos de vista... um filme completamente feliz, uma grande homenagem - que já não se julgaria possível - à arte e ao cinema.
João Mário Grilo, Visão

A partir de um célebre quadro de Millet, o filme de Agnès Varda é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás. A respigadora, nesse sentido é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma "recuperadora" das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás.

Ficha Técnica:
Realização: Agnès Varda
Intérpretes: Bodan Litnanski, Agnès Varda e François Wertheimer
Ano: 2000
Duração: 79’


(texto: http://gaia.org.pt/node?page=6)


* Outro país: Memórias, Sonhos, Ilusões… Portugal 1974/1975


A revolução dos cravos vermelhos em Portugal? A última revolução romântica do século, para muitos uma impensável ameaça comunista, para outros um laboratório de sonhos e política, um espaço excitante para jovens e talentosos fotógrafos e realizadores. Pessoas como Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Dominique Isserman, Santiago Alvarez, Pea Holmquist, Jean Gaumy, viajaram até Portugal e aí viveram até a festa terminar. O que resta desta inesquecível experiência?

Ficha Técnica:
Realização: Sergio Trefaut
Argumento: Sergio Trefaut
Ano: 2000
Duração: 70’

(texto: http://www.acasaportuguesa.com/blog/2007/04/25-de-abril-da-revoluo-ficaram-os.html)


* Ainda há pastores?


Há lugares como Casais de Folgosinho que quase não existem. Não há luz eléctrica, água canalizada, nem estradas. Perde-se no silêncio de um vale entre as montanhas da Serra da Estrela. Em tempos foi um autêntico santuário de pastores… Hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da dura sina de ser pastor. Hermínio, 27 anos, contraria o fim. Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer. Os sons das cassetes e do rádio puxam-no para longe de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes. Até quando o jovem Hermínio será pastor? Mas…ainda há pastores?

Ficha Técnica:
Realização: Jorge Pelicano
Argumento: João Morais, Jorge Pelicano e Cátia Vicente
Produtor: Jorge Pelicano
Ano: 2006
Género: Documentário
Duração: 72’

(texto: http://filmesportugueses.com/ainda-ha-pastores/)